terça-feira, 16 de julho de 2013

Construa Pontes ao invés de Muros !!!


"Não é só de dias bons que se vive a vida." Já dizia o poeta;

E realmente para trilhar seu caminho ao sucesso e as realizações não tem outro jeito, muita luta e trabalho!

Mas hoje é um dia especial, daqueles em que você entende o sentido da palavra felicidade.

Quero compartilhar com todos que minha empresa de engenharia está completando 3 anos...de muito trabalho e crescimento...

e HOJE acabo de fechar o contrato do primeiro Prédio que irei construir!

Será um prédio de 5 andares de 150m² de salas comerciais em Porto Alegre, com início em Agosto e prazo de 1,5 ano de construção.

Á família, amigos e todos que estiveram ao meu lado em algum momento, todos a nossa volta são importantes, cada um da sua forma...meu Muito obrigado!

"Construa pontes ao invés de muros."

sábado, 6 de julho de 2013

Liderança, um conceito para a vida.

Hoje quero falar de liderança;

De como aprendi esse conceito ao longo dos anos e dos verdadeiros "Lideres" que me ensinaram sobre, um tempo atrás encontrei uma postagem muito boa feita pelo Canal Geração de Valor e diz praticamente tudo que eu quero dizer.

Mas por que liderar?

...o verdadeiro líder é aquele que quer levar o grupo para o sucesso, que pensa no bem comum e na realização dos outros como seu propósito.

Todos nós somos líderes e também somos liderados, não vivemos sozinhos, você não deixa de fazer o que faz para ser um líder, apenas assume mais responsabilidades.

A grande importância em saber escolher os líderes é que no final eles que vão guiar o destino de nossas vidas.


Geração de Valor:

"QUER SE TORNAR UM GRANDE LÍDER?
Uma pessoa que influencia multidões em direção a realização de um grande projeto?

A primeira pessoa que você precisa aprender a liderar é a si próprio. Isso significa aprender a lidar com a própria ansiedade, saber lidar com frustrações, renovar-se rapidamente diante do desgaste, não se desesperar diante do acúmulo de responsabilidades, ter disciplina para cumprir as metas estabelecidas, automotivar-se, ter foco e por aí vai...

Quando você se torna capaz de liderar a si próprio, o próximo passo é liderar a sua família (cônjuge e filhos). Saber envolver a todos no projeto, vender os benefícios que todos vão colher, mostrar que não há colheita sem plantio e por isso todos devem estar direta ou indiretamente comprometidos com a dedicação necessária para tornar o projeto uma realidade etc... Ou seja, neste nível, o projeto deixa de ser seu e passa a ser de cada membro da família. Muitos esperam simplesmente o apoio de sua família em seus projetos ao invés de liderá-lo e tornar o projeto de todos. Um erro muito comum...

Quem não é capaz de liderar a si próprio e a sua própria família, dificilmente será capaz de formar um time para trabalhar em seu projeto, muito menos liderar este time, conduzindo-o ao sucesso.

Se você deseja ser um grande líder, reflita com carinho sobre isso."

 
-- 

Um dia um superior me chamou para conversar e disse:

"Ser um líder não tem a ver com ser respeitado ou temido pelas pessoas que comanda. Ser um líder é cativar a pessoa, conquistar o respeito e a confiança delas, fazendo com que te sigam porque assim desejam. Um líder não tem vários "puxa-saco" ao redor, mas sim vários admiradores.

"Líderes são aqueles que com seu caráter conquistam uma multidão de admiradores em sua caminhada." Jhonny.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Geração de Valor.

Vamos começar desmistificando uma coisa que é primordial:

- Um empresário não é um "Demônio".

Para muitos isso é tão natural que pode parecer ridículo eu estar falando aqui, mas acreditem 90% da população é criada vendo um empresário como uma pessoa ruim, alguém que eles nunca querem ser, e essa mesma parcela da população acaba aprendendo que ganhar bastante dinheiro é coisa de quem tem alguma coisa escondida, corrupto, malfeitor, bandido, ladrão...etc.

Muita criança acaba crescendo com essa visão de ganhar um pouco e trabalhar para os grandes, pois nunca terá a oportunidade de ser um deles, e muitos nem querem ser alguém assim "errado".

Vejamos um exemplo real, quem já leu o livro Axiomas de Zurique?

Bem, é um livro que fala como a Suíça, um pais infértil, tudo que você plantar nem chega a nascer, pequeno e gelado na maior parte do ano consegue "Gerar riqueza" a ponto de ser um dos mais ricos do mundo??

Simples!! em resumo posso dizer que eles aprenderam a Lei do Mercado a risca: "Compre quando ninguém quer e venda quando todos querem."
A Suíça vive trabalhando com o dinheiro das outras pessoas, eles captam o dinheiro nos seus bancos e compram produtos de todo o mundo quando estes estão em período de safra, mais baratos, posteriormente vendem ao longo de todo o ano esse produto de volta por um preço mais alto e a diferença é o lucro que eles tem.
Isso pode ser chamado de Especulação, mas isso é errado?? Comprar um produto de alguém que quer vender??

Esse é um modelo de "Geração de Valor" muito similar ao da bolsa de valores.

Vejamos agora a postura de um empresário que tratei no início da postagem:

Parâmetros!! Essa é a palavra chave.
Quando você abre uma empresa busca uma remuneração por empregar dinheiro no negócio, ao menos acima do que ganharia na poupança sem se preocupar com nada. Esse é o parâmetro inicial para a remuneração de uma empresa.
E o funcionário, qual é o parâmetro para sua remuneração??
A "Geração de Valor".
No trabalho transformamos uma matéria prima em um produto de valor agregado, ou a criatividade em publicidade, entre diversos outros modos de trabalho, mas a pergunta final é: O que eu realmente "Gerei de Valor?" Qual o valor final de venda dos produtos que eu produzi, e qual foi o valor que o empresário gastou com, transporte, equipamentos, armazenamento, impostos, despesas gerais e venda ao final do processo de "Geração de valor" do produto...

Analisando essa questão certamente vamos enxergar uma empresa como um mecanismo que tenta trazer riqueza para todos.

Precisamos de empresários e empreendedores, são essas pessoas que geram a riqueza que vai estar ao nosso redor.

A geração de valor transforma os lugares e as pessoas.




quinta-feira, 4 de julho de 2013

Por que criar o Blogg?


"Não há vergonha em não saber, a vergonha reside em não descobrir." - Provérbio russo.



Ao longo de anos venho adquirindo bons e sólidos conhecimentos sobre finanças, desde meus 9 anos de idade, quando comecei a investir na bolsa de valores, até lidar com as contas da minha empresa de engenharia tenho aprendido muito a respeito de diversos pontos desse mundo tão distante da gente: "Educação Financeira"
(Algo que deveria ser ensinado para todos na escola.)

Ao longo desses mesmos anos ajudei muitas pessoas a descobrir mais sobre esse mundo, e fui muito questionado por eles do porquê não dividir isso com mais pessoas...

Bem o que estou fazendo aqui é isso, vou tentar dividir com quem acredita que precisa aprender mais sobre Finanças, tanto sobre investimentos, quanto por maturidade de pensamento e reflexão do que realmente é o dinheiro.

Por fim deixo aqui uma frase minha:
"As pessoas só precisam aprender que o dinheiro é uma farsa, uma moeda de troca. Não é muito diferente de quando brincamos com Banco Imobiliário na infância!" Jhonny.