Vamos começar desmistificando uma coisa que é primordial:
- Um empresário não é um "Demônio".
Para muitos isso é tão natural que pode parecer ridículo eu estar falando aqui, mas acreditem 90% da população é criada vendo um empresário como uma pessoa ruim, alguém que eles nunca querem ser, e essa mesma parcela da população acaba aprendendo que ganhar bastante dinheiro é coisa de quem tem alguma coisa escondida, corrupto, malfeitor, bandido, ladrão...etc.

Muita criança acaba crescendo com essa visão de ganhar um pouco e trabalhar para os grandes, pois nunca terá a oportunidade de ser um deles, e muitos nem querem ser alguém assim "errado".
Vejamos um exemplo real, quem já leu o livro Axiomas de Zurique?
Bem, é um livro que fala como a Suíça, um pais infértil, tudo que você plantar nem chega a nascer, pequeno e gelado na maior parte do ano consegue "Gerar riqueza" a ponto de ser um dos mais ricos do mundo??
Simples!! em resumo posso dizer que eles aprenderam a Lei do Mercado a risca: "Compre quando ninguém quer e venda quando todos querem."
A Suíça vive trabalhando com o dinheiro das outras pessoas, eles captam o dinheiro nos seus bancos e compram produtos de todo o mundo quando estes estão em período de safra, mais baratos, posteriormente vendem ao longo de todo o ano esse produto de volta por um preço mais alto e a diferença é o lucro que eles tem.
Isso pode ser chamado de Especulação, mas isso é errado?? Comprar um produto de alguém que quer vender??
Esse é um modelo de "Geração de Valor" muito similar ao da bolsa de valores.
Vejamos agora a postura de um empresário que tratei no início da postagem:
Parâmetros!! Essa é a palavra chave.
Quando você abre uma empresa busca uma remuneração por empregar dinheiro no negócio, ao menos acima do que ganharia na poupança sem se preocupar com nada. Esse é o parâmetro inicial para a remuneração de uma empresa.
E o funcionário, qual é o parâmetro para sua remuneração??
A "Geração de Valor".
No trabalho transformamos uma matéria prima em um produto de valor agregado, ou a criatividade em publicidade, entre diversos outros modos de trabalho, mas a pergunta final é: O que eu realmente "Gerei de Valor?" Qual o valor final de venda dos produtos que eu produzi, e qual foi o valor que o empresário gastou com, transporte, equipamentos, armazenamento, impostos, despesas gerais e venda ao final do processo de "Geração de valor" do produto...
Analisando essa questão certamente vamos enxergar uma empresa como um mecanismo que tenta trazer riqueza para todos.
Precisamos de empresários e empreendedores, são essas pessoas que geram a riqueza que vai estar ao nosso redor.
A geração de valor transforma os lugares e as pessoas.